CONTRIBUIÇÃO

Você sabia que contribuir com seu sindicato pode lhe trazer vantagens financeiras na contratação de serviços e no dia a dia de suas atividades como arquiteto e urbanista? Além de fortalecer o trabalho de representação e valorização da profissão, a Contribuição Associativa dá acesso a convênios oferecidos pelo sindicato de Arquitetos e Urbanistas de seu Estado, como planos de saúde com preços reduzidos, consultas em assessoria jurídica e contábil. Arquiteto e urbanista associado também tem desconto em cursos, palestras e eventos, incluindo abatimento de 20% para participar do congresso da UIA Rio 2021.

A Contribuição Associativa é voluntária. No entanto, para assegurar uso constante dos benefícios e planos de saúde especiais, o arquiteto e urbanista deve manter a regularidade no pagamento da contribuição conforme previsão de seu sindicato. Alguns operam com contribuições anuais, outros com pagamentos parcelados ao longo do ano.

Na condição de sócio/contribuinte do sindicato, o arquiteto e urbanismo se torna um agente de fomento à luta pelo fortalecimento da profissão e direitos da categoria, como o cumprimento do Salário Mínimo Profissional e pagamento de horas extras, férias e 13° salário. Arquiteto e urbanista sindicalizado viabiliza a atuação do sindicato e dá condições para que a instituição saia em defesa dos profissionais em casos que envolvem relações trabalhistas, como abuso de poder por parte dos empregadores e na consolidação de acordos trabalhistas, sempre negociando em nome e em prol da categoria. Estar sindicalizado também reflete no somatório de forças em um período de resistência ao ataque às leis trabalhistas.

O valor da Contribuição Associativa varia de acordo com o Sindicato a que o arquiteto e urbanista está filiado, que deve ser aquele referente ao estado onde reside. Estar sócio de sua entidade representativa local também repercute em ações de cunho nacional, uma vez que XX sindicatos de Arquitetos e Urbanistas de todo o país são filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

A FNA, além do amplo suporte à manutenção dos direitos da categoria, está alinhada com o desenvolvimento das cidades e de uma sociedade mais justa e igualitária a todos. É uma instituição com participação decisiva em colegiados como o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e em discussões permanentes junto aos Conselhos Federais de Arquitetura e Urbanismo (CAUs), fóruns de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e, neste ano, com presença garantida na debates do 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA Rio 2021, além de inúmeras outras instâncias de representação da categoria.