NOSSA HISTÓRIA

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Mato Grosso do Sul (SINDARQ/MS) foi fundado oficialmente em 1985 como Associação Profissional dos Arquitetos (APA-MS). Na época, era a maneira legal de abrir uma entidade sindical durante o regime militar: primeiro criava-se uma Associação e cinco anos depois se convertia em Sindicato.

Entretanto, a idealização da entidade começou anos antes, em 1981. Na sede do CREA-MS, localizado na rua Piratininga no Jardim dos Estados, durante uma reunião do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MS), o arquiteto Jurandir Nogueira trouxe de São Paulo a notícia que tinha sido criada, em 1979, a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e que cada estado deveria ter seu sindicato. Naquele momento, uma lista com mais de 30 assinaturas de diversos profissionais da área, possibilitavam a criação do Sindicato.

A primeira diretoria eleita em 1985 e com a posse oficializada no dia 16 de março, era composta dos seguintes arquitetos:

Ângelo Marcos Arruda, Presidente;

Fayez Rizk, Vice-Presidente;

Roberta Oliveira, Secretária-Geral;

Paulo Amaral, Tesoureiro

e Zuleide Higa, Diretora.

Nesse primeiro mandato, o SINDARQ-MS já participava do seu primeiro evento nacional: o Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA), que aconteceu em Salvador e foi representado por Zuleide Higa. Sem sede, o SINDARQ-MS funcionava na sede do CREA-MS.

A logomarca do SINDARQ-MS foi objeto de concurso público que teve a participação, em 1993/1994, de oito propostas, sendo vencedora a do arquiteto Inácio Nessimian. O júri foi composto pelos arquitetos Ângelo Arruda, Paulo Amaral, Roberta Oliveira e Fayez José Rizk. Ao vencedor coube um prêmio oferecido pela Arquitécnica Ltda. A proposta, em seu Memorial Descritivo, destaca o uso das três formas puras – o quadrado, o triângulo e o círculo.

Em 1996 ocorreram novas eleições, compondo a diretoria:

Ângelo Marcos Arruda, se reelegendo presidente

Gogliardo Maragno, Vice-Presidente;

Valéria Lúcia Rezende, Secretária;

Fayez José Rizk, Tesoureiro;

Selma Rodrigues, Wilber Gomes e Maurício Cândia, Diretores.

Em 1999, com mais uma reestruturação, o presidente eleito foi Luis Eduardo Costa, seguido em 2002 por Mário Sérgio Sobral Costa; em 2005 e 2008, Werton Benevides Júnior e em 2011, Inácio Martins Ribeiro, que renunciou o mandato em 2012 e assumiu a Vice-Presidente, Samária Rosa. Em 2014, nova eleição elegeu Kelly Hokama como presidente que esteve no mandato até 2017. Sem eleições até meados de 2018, uma nova chapa foi eleita na data de 16 de julho de 2018. A votação ocorreu na sede do CAU/MS e a diretoria que assumiu a entidade foi formada por:

Ivanete Carpes Ramos, Presidente;

Breno Nery Mourão, 1º Vice Presidente;

Kelly Cristina Hokama, 2º Vice Presidente;

Adriana Idalina Rojas Gutierrez, Secretária Geral;

Edjalma Fossati Chaves, Secretário de Finanças;

Ana Carolina Budant da Silva, Secretária de Organização e Formação Sindical;

Thiago Delgado Petilho, Secretário de Educação Cultura e Comunicação Sindical;

Fabio Henrique Menoncim; Secretário de Relações de Trabalho;

Edson Ajala; Secretario de Mobilização e Inserção Profissional;

Janine Froes Ponce; 1º Diretor

Alan Mendes Duarte; 2º Diretor

Conselho Fiscal:

Ismael Nascimento de Araúlo, 1º conselheiro

Joe Garcia de Freitas, 2º conselheiro

Rafael Reynald, 3º conselheiro

Ana Beatriz Pilon Martins, 1º suplente ( pedindo desligamento em 2019)

Willian Clemente Cardoso, 2º suplente

Wanda Maira Muniz Almeida, 3º suplente

Na data de 18.06.2021 foi feita a renovação do Estatuto e aprovação do Regimento Interno.

Em 03 de setembro de 2021 foi lançado novamente o Edital de Eleição que ocorreu, acompanhando a evolução, de forma totalmente online dando oportunidade dos associados do interior participar do pleito eleitoral, na data de 12 de setembro de 2021, e assumindo a nova diretoria que está em vigência:

Ivanete Carpes Ramos, sendo reeleita Presidente;

Kelly Cristina Hokama, Vice-Presidente;

Caroline Dias Máximo Fonseca, Secretaria Geral e Relações de Trabalho;

Bianca Tupikin, Secretaria de Administração, Finanças e Convênios;

Giovana Dario Sbaraini, Secretaria de Políticas Públicas, Formação Sincial e Relações Institucionais;

Ana Carolina Delphino Rodrigues, Secretaria de Promoção a Eduacação e Cultura;

Thiago Delgado Petilho, Secretaria de Divulgação e Comunicação;

Margareth Miranda de Oliveira, Secretaria de Assessoria Técnica para Interesse Social e ATHIS e Inserção Profissional;

Conselho Fiscal:

Alessandra Miranda Monteiro, 1º Conselheiro

Fernanda Nascimento Lima, 2º conelheiro

Gabriela Nara Nicolatti, 3º Conselheiro

Wilton Akira Uehara, Suplente

Há mais de 36 anos, muitos profissionais emprestaram seu trabalho e seu tempo de dedicação para dirigir os trabalhos no Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Mato Grosso do Sul. Diversas ações podem ser lembradas em um esforço sem ordem cronológica, como o Prêmio Arquiteto do Ano, que foi concedido a Celso Costa (1997), Arnaldino da Silva (1998) e Armênio Arakelian (2004). Ou ainda as sedes em importantes espaços da cidade, especialmente no andar superior da Estação Ferroviária. Em convênio com a NOB, após ter realizado parceria com a IBRATIN, que restaurou a pintura de todo o complexo da ferrovia, com tinta especial. O SINDARQ-MS ainda ocupou um prédio na Rua Antônio Maria Coelho – cedido pela arquiteta Zuleide Higa e uma ampla sala junto as sedes da empresa INCCO, na Avenida das Bandeiras, cedida pelo colega Arnaldino da Silva. Todos esses espaços sempre inaugurados com um evento. No primeiro, um curso e palestra promovidos pela Cerâmica Eliane; o segundo, o lançamento do Livro ALMANARQ da FNA, um catálogo para uso profissional.

Na antiga sede da Avenida das Bandeiras, o SINDARQ implantou uma ação pioneira com o ARQ CAD, uma escola de preparação para arquitetos usarem o software AUTOCAD, muito usada naqueles anos para o desenho de representação de arquitetura. Mais de 100 profissionais aprenderam CAD pelas mãos de Valéria Rezende, Selma Rodrigues e Paulo Ribeiro, arquitetos que ministraram as aulas. Identicamente, um Curso de Marketing para Arquitetos foi ministrado para uma turma de 32 profissionais.

Um projeto excepcional do SINDARQ-MS foi o ARQUITETO SOLIDÁRIO, uma ação para beneficiar pessoas sem condições de contratar profissionais que serviam a comunidade de baixa renda, devolvendo em projetos e intervenções a alegria de uma família com serviços gratuitos em diversas possibilidades. Coordenação de Concursos de projetos em conjunto com o IAB-MS para a construção da sede da FAMASUL, do Memorial da Cidade ou ainda do Parque do Anhaduizinho, que trouxe para Campo Grande personalidades nacionais para participar do júri, de palestras e lançamentos de livros. Alguns profissionais que podemos citar são Ruy Ohtake, Carlos Bratke, Eólo Maia, dentre outros.

Durante o centenário de Campo Grande, em 1999, o SINDARQ-MS participou ativamente, junto ao grupo de trabalho criado pela Prefeitura, para diversas ações. Uma delas foi o concurso para escolha da logomarca do Centenário, com uma excepcional participação de mais de 500 trabalhos, vencido pelo acadêmico de publicidade Renato Garcia, que ajudou posteriormente a editoração do Jornal do Arquiteto. Com 10 edições e distribuído, gratuitamente, por mala direta, a todos os profissionais residentes no Estado.

Outra ação pioneira do SINDARQ-MS foi a Campanha de Valorização Profissional que foi realizada três vezes, em 1995, 2001 e 2005, sendo a primeira com outdoors em parceria com a ENCOL Engenharia e com a ZOOM publicidade, uma campanha para valorização e outra de preservação do patrimônio histórico. No passado conseguimos um terreno da prefeitura, na Afonso Pena com a Ceará, e um concurso de projeto da sede vencido por Robson Colombo, o Binha; realizamos o ENSA de 1995 e 2005; criamos o primeiro site do país para cadastrar arquitetos, com o nome de ARQUINET, que foi concebido pelo Gogliardo Maragno, mas infelizmente não foi adiante por falta de recursos. Foram feitos convênios para executar habitação rural e praticar a assistência técnica voltado para as famílias de menor renda, implantando a política governamental; participamos de todas as Conferência das Cidades estadual, realizada pelo Governo do Estado e Ministério das Cidades e a entidade tem cadeira em diversos Conselhos, dentre eles o das Cidades.

O SINDARQ-MS recebeu, no ano que fez 30 anos, todos os dirigentes das entidades sindicais estaduais no mês de novembro. Foram homenageadas pessoas e discutidas as pautas dos arquitetos e urbanistas do Brasil no 39º ENSA. Durante o evento, foi realizado um Seminário para avaliar a Lei 11.888/2008 que cria a Assistência Técnica na Habitação Social no país.

São décadas de luta em favor e em benefício de uma categoria que, hoje, dispõe de seu Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MS), objeto de muita luta para a sua criação e que representa mais de 2000 profissionais residentes em mais de 60 cidades.

A primeira gestão da Presidente Iva Carpes ( é assim que ela gosta de ser chamada) conseguiu benefícios e diversos convênios, como por exemplo: Masterclin, que possui mais de 8000 parceiros em todo Brasil, possui aplicativo que facilita encontrar os descontos; conseguiu também convenio de saúde da UNIMED, considerado um dos melhores convênios de saúde do País; convênio odontológico e o de seguro de trabalho, que ampara quando os profissionais precisam parar temporariamente de trabalhar. Na Atual Gestão conseguiu uma nova sede que fica no Centro de campo Grande na rua Barão do Rio Branco, 2664, outra vitória foi a aprovação em tres editais de patrocínio do CAU/MS para projetos como um curso de REUB, que é sobre regularização outro para palestras nas escolas publicas sobre Urbanismo e outro para um curta metragem sobre ATHIS. Além de preparar e dar supeorte para a criação de uma cooperativa de Arquitetos para trabalharam com Arquitetura Social.

Acreditamos que ajudar o Arquiteto trabalhador é o mesmo de ajudar a sociedade, pois somos nós que podemos transformar o meio em que vivemos. Nossa história comprova uma luta pelo Arquiteto e pela sociedade.

Iva Carpes

Arquiteta e Urbanista