Ocorrerá no próximo sábado, no dia 08 de julho, a entrega dos projetos de arquitetura aos moradores da Área de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra em Ladário/MS. A ação é uma iniciativa do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (SindaqMS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Ecoa (organização não governamental) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) visando impulsionar a assistência técnica em habitação de interesse social por meio de capacitações para melhoria na condição das residências ribeirinhas.

Desde fevereiro de 2023, 11 Arquitetos e Urbanistas selecionados pelo edital do projeto conheceram as famílias e identificaram as precárias condições de moradia na APA. Assim, esses profissionais atuaram na elaboração de propostas de adequação para aproximadamente 30 moradias, buscando melhorar a qualidade de vida dos moradores e salubridade dos ambientes. Os projetos arquitetônicos incentivaram o uso de materiais locais e de baixo carbono, sem incrementar a compactação do solo local e demais recomendações ambientais do Conselho Gestor da APA Baía Negra.

Além das pranchas contendo os projetos arquitetônicos, os moradores também receberão maquetes físicas das propostas para facilitar a compreensão das construções. Essas maquetes foram realizadas por acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS que puderam, ao longo do primeiro semestre de 2023, conhecer a comunidade e discutir questões relacionadas ao exercício profissional em moradia social, arquitetura ribeirinha, regulações ambientais entre outros assuntos.

Projeto Patrocinado pelo Edital de Patrocínio 005/2022 do CAU BR